bancadas de pedra
01
mar

Bancadas de pedra: como escolher o material adequado?

Bancadas de pedra: mármore, granito, silestone ou porcelanato? Como escolher?

Você começou a construir ou reformar a sua casa e se deparou com um problema: a escolha do material utilizado nas bancadas de pedra.

Definir o tipo de pedra que será utilizado nas bancadas da cozinha e dos banheiros é de suma importância durante este processo. Isso se deve ao fato de que essa peça é mais do que fundamental para fazer a composição do ambiente.

Todo o acabamento do local como as paredes, piso e armários, acompanhará a escolha da pedra.

Além disso, vários pontos são importantes, como:

  • custo do material;
  • custo de instalação;
  • saber se o material é adequado para o ambiente;
  • entre outros.

Saber se a pedra é porosa ou não é importante para a escolha correta do produto.

Locais como bancadas de cozinhas e churrasqueiras merecem uma atenção especial, pois alguns materiais não podem ser usados em áreas que ficam expostas a óleos e coisas que possuam cores como ketchup, por exemplo.

Já os banheiros e lavabos possuem uma gama maior de opções, pois praticamente todos os revestimentos podem ser usados.

Assim, se você está em dúvida quanto ao tipo de pedra que irá escolher, continue lendo este artigo.

Não se esqueça de compartilhar nas suas redes sociais para que outras pessoas tenham acesso.

Vamos começar!

Entendendo mais sobre os tipos de pedra

Além de pensar no seu bolso, é preciso entender que o material é importante pois deixará o seu ambiente mais agradável. Dessa forma, ele é parte da decoração, e não apenas uma das partes necessárias.

Ao escolher a decoração da sua casa, você estará transmitindo o seu jeito para as pessoas que irão lhe visitar, a sua personalidade.

Portanto, todo material deve “conversar” com a decoração do local, com o design escolhido. Contudo, é claro que ele também deve ser prático para você, refletindo o seu estilo.

Entretanto, um dos pontos mais importante ao falarmos sobre bancadas de pedra é o material. É necessário entender que além do design e modernidade, a pedra precisa ser adequada ao espaço onde será utilizada.

Vamos a um exemplo.

Se você possui vários banheiros e lavabos em sua casa, saiba escolher a pedra que será colocada nos locais mais usados. Já os lavabos, por exemplo, que serão utilizados apenas por visitas, podem receber uma pedra diferente em sua bancada. Isso acontece porque eles não estarão expostos ao uso constante de água.

Materiais mais conhecidos

Existem diversos tipos de materiais para bancadas no mercado.

Alguns são o inox e a madeira. No entanto, neste artigo, iremos focar nas pedras para que você compreenda qual utilizar na sua obra.

1- Mármore

Vamos começar por uma pedra muito conhecida: o mármore.

O mármore é uma pedra natural, muito bonita, ideal para ambientes internos e é encontrada em várias cores. Contudo, é um material que possui alta porosidade e baixa resistência.

Assim, apesar de ser uma pedra linda, ela não é recomendada para bancadas de cozinha.

Como dissemos acima, o seu material é muito poroso e assim, absorve muita água. Além de manchar, devido à exposição a alguns produtos, e ser riscada facilmente.

A limpeza do mármore é feita de forma fácil, apesar de exigir um cuidado maior durante o uso.

O material também não é adequado para cozinhas externas, pois sofre corrosão facilmente. Todavia, é ótimo para os banheiros. Além de deixar o visual lindo!

2- Granito

Por ser facilmente encontrado no Brasil, o granito é a pedra de mais comum utilização e de preço mais acessível, sendo assim, a mais utilizada.

O granito é uma rocha natural e que possui uma gama de cores incrível. Além disso, possui baixa porosidade e boa resistência.

É importante salientar que as cores mais claras são mais frágeis que as escuras. Portanto, elas podem manchar com produtos como óleo, ketchup, entre outros.

Apesar disso, as bancadas de pedra feitas de granito são muito utilizadas em cozinhas, pois são fáceis de limpar.

Sua escolha também se deve ao fato de que precisam de baixa manutenção, no caso de bancadas externas, e possuem alta durabilidade.

3- Silestone

O silestone é um material sintético e vem sendo o mais utilizado atualmente em bancadas de cozinha. Possui uma enorme variação de cores para que você possa escolher.

Além disso, é um material resistente a riscos e possui baixa porosidade. Portanto, ele não é manchado com líquidos ou riscado por objetos pontiagudos.

Por ser um material sintético (93% de quartzo e 7% de resina de poliéster), ele possui a resistência das rochas, além de ter cores lisas.

Apesar de ser resistente ao calor, é importante salientar que o contato direto de objetos quentes deve ser evitado para não causar danos ao material.

Mesmo tendo um custo mais alto, o silestone é o mais utilizado atualmente por quem deseja um material mais durável.

Outra vantagem do silestone é que ele pode ser usado em todos os tipos de ambientes como pisos, paredes e bancadas.

4- Porcelanato

O porcelanato é muito utilizado em bancadas de pedra nos dias atuais. Todavia, o seu uso na bancada da cozinha pode não ser a melhor escolha.

Ao comparar com o silestone, o custo do porcelanato pode ficar muito alto. Isso se deve ao fato de que são necessárias mais peças para a confecção da bancada e dos arremates.

O uso das bancadas de porcelanato nos banheiros fica muito lindo e é mais comum, pois como as bancadas são menores, em muitos casos, não é necessário fazer emendas.

Além disso, você pode escolher utilizar o mesmo porcelanato no piso e nas paredes, deixando o ambiente ainda mais sofisticado.

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário!

 

Fonte: Assimeugosto