Jardinagem: Plantando em Casa, descubra por onde começar!

jardinagem em casa

Jardinagem, beleza, saúde, frescor… Paz!

Segundo a revista Exame, da editora Abril, já foi comprovado através de estudos, que as plantas inspiram relaxamento, umidificam naturalmente o ambiente, podem minimizar alergias, além de nos ajudar na concentração, pensando nisso, separamos algumas dicas e fotos para você iniciar jardinagem na sua casa!

O ato de plantar nos acompanha desde o período neolítico. Não é de ontem que praticamos a agricultura. Mas com a urbanização isso, acabou tornando-se menos comum entre as pessoas.

O cultivo de  algumas espécies de flores em casa, tem sido reinventado a cada dia. Afinal, nada melhor do que uma vida plantada, para trazer mais vida ao ambiente!

Costumamos dizer que para criarmos um ambiente acolhedor o segredo está na iluminação. Um ambiente bem iluminado, arejado, é um local ideal para convivermos um com os outros, assim como para as plantas. Então, por que não inseri-las nesse contexto também?

 

Como, Onde e Quando?

Onde plantar?

O local estar bem iluminado e arejado faz toda a diferença para as plantas. A maior parte delas precisam de pelo menos 4 horas diárias de exposição ao sol. Portanto, no quintal, varandas, até em um canto da sala onde o sol alcance, pode ser uma boa ideia! Nesse post que fizemos tem várias inspirações para você incluir plantas em sua varanda! Clique aqui!

Como e quando regá-las?

Nós precisamos de água, elas também! O ideal é que isso seja feito em períodos em que o sol não esteja tão forte, já que a evaporação prejudica a sua produção de alimentos (fotossíntese). Cuidado com o excesso, água demais para algumas espécies são prejudiciais, já que contribui para proliferação de fungos e bactérias. Uma boa maneira de descobrir se a sua planta precisa de água é tocar a terra antes de regá-la, se o solo estiver úmido, significa que por enquanto ela não está precisando de água.

Como mantê-las fortes e bonitas?

Uma vez ao ano devemos trocar e adubar a terra dos vasos, mas você preciso tomar muito cuidado nessa hora, para não danificar a sua planta! Não esqueça também de sempre retirar as flores murchas e folhas amareladas. Hortas cultivadas com intenção de consumo, deverão ser trocadas a cada 1 ano no máximo. O adubo deverá ser utilizado, preferencialmente, os de origem natural, como por exemplo o húmus de minhoca(que é basicamente, a decomposição dos resíduos gerados pela minhoca).

Veja agora, algumas dicas para você iniciar essa jornada!

jardinagem na varanda quintal

Uma varanda com cara de quintal! Tudo vale, quando o assunto é a criatividade na decoração. Para essa varanda, foi utilizado pedregulhos e pedras no chão e logo acima, posto um estrado de madeira para melhor conforto ao acessar o local. Foram distribuídos diversos vasos e um banco de madeira foi posto, para completar. Simples, criativo e Lindo!

sala decoração monocromatica flores e plantas

Nessa decoração, as plantas possuem o papel de “dar vida”ao ambiente, inserindo na decoração monocromática a cor verde, de uma forma totalmente harmônica.

jardinagem vertical no painel de madeira

O painel de madeira, com prateleiras, podem ser utilizado em vários ambientes da sua casa, a madeira pela sua cor amarronzado, nos remete ä terra, sendo a combinação ideal para você colocar o seu jardim. Personalize com cachopots e/ou com vasos trabalhados para dar um charme a mais!

árvores na decoração da sala

Árvores podem ser utilizadas como objetos de decoração e serem cultivadas em vasos. Só é preciso tomar alguns cuidados, pesquisar sobre a espécie que pretende plantar para descobrir suas particularidades é de extrema importância.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A falta de espaço não deverá ser um motivo impeditivo para você não desenvolver a jardinagem! Escolha o que você vai plantar e coloque as mãos na massa, ou melhor: na terra!

Alguma dúvida? Não hesite em nos procurar!

 

Eq. Meu Projeto

Meu Projeto
Meu Projeto
A equipe do Meu Projeto, é composta por profissionais com conhecimentos em projetos de interiores, acessibilidade e decoração. Falar sobre como podemos construir um mundo melhor, com cidadãos mais instruídos, nos enche de orgulho. Aqui, definitivamente, é o lugar perfeito para você encontrar profissionais dedicados a projetar e construir, oferecendo sempre, o melhor custo benefício para seus projetos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: