mais amplitude ao ambiente
06
mar

Truques para trazer mais amplitude ao ambiente

Confira dicas e truques para adicionar mais amplitude ao ambiente

É verdade que a cada dia que passa, as casas e apartamentos diminuem de tamanho e dessa forma, as pessoas buscam dar mais amplitude ao ambiente.

Seja por falta de espaço nos grandes centros urbanos, seja pelo preço desses locais que costuma ser mais barato. A verdade é que os espaços vêm diminuindo e os móveis também.

Contudo, uma grande parte da população não se sente bem em ambientes pequenos e até se incomoda ao achar que eles são muito apertados.

Mas, você sabia que com alguns truques, você consegue trazer mais amplitude ao ambiente do seu lar?

Não?!

Pois, neste artigo, você ficará por dentro de várias dicas para deixar a sua casa ou apartamento com a sensação de espaço maior!

Mas antes, não se esqueça de compartilhar este artigo na sua rede social favorita!

Dicas para fazer com que sua casa ou apartamento pareça maior

Utilize as cores certas nas paredes e no piso

Uma ótima dica que ajuda a criar a ilusão de um ambiente bem amplo é apostar na cor certa. Aprenda a utilizar as tintas a seu favor!

É aquela velha história de luz e sombra. Cores claras dão a sensação de mais amplitude ao ambiente.

Se você deseja deixar o local mais profundo, pinte a parede dos fundos com um tom escuro. Se desejar que o ambiente pareça mais largo, aplique cores mais fortes nas paredes laterais e deixa o espaço central mais claro.

Além disso, você sempre pode apostar no totalmente neutro.

Outra forma super fácil de trazer mais amplitude ao ambiente em que você mora ou trabalha é optar pela escolha adequada do piso.

Um piso escuro, quando combinado com uma parede clara, dá a ilusão de ambiente maior. Isso se deve ao fato de que o contraste do piso ressalta as paredes que são claras.

Portanto, opte por utilizar pisos em tons mais quentes.

Aposte na iluminação e nos espelhos

Um ambiente bem iluminado sempre trará uma sensação e amplitude.

A iluminação, quando utilizada de forma correta, aliada aos espelhos pode deixar o ambiente maior.

A utilização de cortinas transparentes ajudam a deixar que a luz natural entre. Quando estiver mais escuro, é só utilizar lâmpadas e luminárias.

Já os espelhos são ótimas para “enganar” nossa visão e fazer com que tudo pareça maior. Vale lembrar que eles ficam ótimos em salas de jantar ou halls. No entanto, evite utilizar os mesmos com formatos muitos diferenciados ou molduras estranhas.

A ideia é que eles sejam minimalistas.

Ao apostar nos espelhos na decoração, procure utilizá-los virados para a janela. Você também pode usar o espelho em uma parede inteira para que ele reflita todo o ambiente. Assim, o local irá dar a impressão de que possui o dobro de tamanho.

É importante lembrar que eles não devem ser colocados em locais onde a luz possa refletir e causar incômodo nos moradores.

Acerte nos móveis e decorações

Ao pensar nos móveis, é importante considerar a praticidade dos mesmos, principalmente, em uma sala de estar.

Procure utilizar materiais mais leves e evite móveis que sejam feitos de madeira muito escura.

Além disso, como o espaço é reduzido, que tal apostar nos móveis planejados?!

Eles são perfeitos para ambientes pequenos e podem ser colocados na parede. Isso deixa o ambiente mais livre para a movimentação de pessoas.

Outra dica maravilhosa é a utilização das listras. Elas são ótimas para dar a ilusão de ambiente maior.

Você pode utilizar as listras nas paredes apenas aplicando um papel de parede. Algumas pessoas já optam pelo DIY (Do It Yourself – Faça você mesmo) e fazem as listras com fita crepe e tinta. As listras também podem ser usadas na decoração como nos tapetes, por exemplo.

Use e abuse dos móveis que tenham espaço para guardar objetos. Mesas de centro ou bancos de cozinha que são baús ajudam, e muito, na hora de economizar o espaço.

Inclusive, a ideia do banco é super funcional para casas muito pequenas. Como os bancos ocupam menos espaço, eles são indicados para serem usados nas mesas da cozinha no lugar das tradicionais cadeiras.

Crie a ilusão de que as paredes são mais altas

As cortinas são excepcionais na hora de dar mais amplitude ao ambiente.

Para conseguir isso, é simples: Instale o trilho de forma que fique embutido ou o mais próximos que conseguir do forro.

Depois, é só comprar uma cortina bem alta. Assim, o tecido cai naturalmente até encostar no chão. Isso dá a sensação de amplitude. Sua parede irá parecer mais alta do que realmente é.

Outra ótima dica é utilizar cortinas mais leves para que você possa ter mais aconchego, principalmente, em ambientes como quartos.

O que evitar na hora de dar mais amplitude ao ambiente

  • Evite sempre o acúmulo de coisas e objetos que não são usados e/ou não possuam relação com o ambiente. Isso irá evitar a poluição visual.
  • Como o espaço é pequeno, evite comprar objetos de decoração em excesso. Tenha poucas, mas ótimas peças.
  • Evite as prateleira com muitos livros. Opte pelos nichos e tente sempre manter o ambiente mais clean.

 

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário!

Fonte: FabiCordeiroDesign